Imperfeitos - Cecelia Ahern


Não tenho ideia de como começar essa resenha de uma forma que expresse o quanto esse livro é incrível, inteligente e deslumbrante. Uma autora vai do romance, ao drama, comédia, e agora o mundo distópico! Realmente por essa eu não esperava.

Imperfeitos não só foi uma grande distopia, como foi uma obra que me fez refletir, me fez pensar, passar por muitas agonias, desesperos e conflitos, que só quem vive essa vida de leitor sabe como é e como é maravilhoso ser tirado do mundo real por essas sensações.

Como já é de se esperar, a autora cria uma nova vertente da sociedade, aqui foi criado um tribunal especial, um tribunal que julga a moral, o caráter, a índole de uma pessoa. E então temos mais que uma divisão social, em uma sociedade perfeita. Foi criado o símbolo da imperfeição.

Não somos todos seres humanos que podemos errar e aprender com nossos erros, somos dois mundos, duas divisões, somos perfeitos, cidadãos superiores que nunca erraram moralmente, e somos os imperfeitos, esses marcados à ferro e fogo na pele. Os imperfeitos não são nada. Os imperfeitos não são gente. São a escória da sociedade.

Nossa protagonista é Celestine, uma menina que nasceu para ser PERFEITA, nasceu com todas as letras maiúsculas, é ótima filha, ótima aluna, ótima irmã, namora o filho do Juiz, líder do tribunal que julga quem é perfeito ou não, em uma sociedade que rejeita qualquer tipo de imperfeição. Celestine é uma cidadã modelo, garota exemplar em todos os sentidos.

Quando iniciei a leitura realmente fiquei incomodada com ela, pois era certinha demais, era fechada naquele mundo, apresentando todo aquele modelo de sociedade como se fosse algo maravilhoso, a ser admirado, e pensei... Essa é nossa protagonista? É quem vai derrubar o sistema? Qual é o ângulo dessa história?

Como nada é fácil, acompanhamos a mudança dessa personagem já de início, quando ela começa aos poucos a ponderar se aquilo é certo, mesmo tendo contato direto com o juiz, quando suas convicções começam a se alterar e ela começa a ter dúvidas, Celestine é muito inteligente, mas como a maioria das pessoas somente começou a se questionar quando toda aquela bagunça foi parar em seu quintal de casa, quando teve contato pessoal com toda aquela loucura.

Porém, o grande divisor de águas, aquilo que mudou totalmente sua vida, foi a situação apresentada no ônibus, com o velho - não estou sendo pejorativa, assim é apresentado na obra, e é assim que Celestina comete não só um ato de bondade, como também de humanidade, que vai mudar sua vida totalmente para sempre.


 (Foto: Editora Novo Conceito)

 Não vou entrar em muitos detalhes quanto ao enredo e o que acontece com nossa personagem. A obra não é focada em romance, o drama é pessoal e social, conhecemos uma personagem tremendamente forte, que vai descobrindo toda essa força ao longo do caminho, amei por ser uma personagem mulher, temos muitos destaques femininos. Algumas partes da leitura são cruéis de se ler, Celestine sofre, passa por muita coisa, e isso é somente o primeiro livro dessa história, estou ainda encantada com a série, claro, que temos personagens importantes masculinos também, e queria chegar há ele agora, Cecelia Ahern me fez apaixonada por um personagem em especial sem nem ao menos o fazer falar, é isso que eu chamo de talento, sabem aqueles personagens que olhamos e pensamos, ‘esse vai ser nosso mocinho’, e em um piscar de olhos já estamos fascinados, realmente estou ansiosa por mais Carrick nessa série, já estou sonhando com os próximos capítulos, ele obviamente vai ser um personagem de extrema importante no contexto de toda a trama. 

Imperfeitos, foi uma leitura incrível, destruidora em vários sentidos, que engoli, passei noites em claro por não conseguir largar, é daqueles livros, que você lê, lê, e ainda quer mais, a escrita de Cecelia é maravilhosa, é uma tremenda autora não importa o gênero que escolha escrever, quero acompanhar cada linha dessa história, quero que esse sistema quebre, quero essa mocinha tocando o terror, quero mais Carrick, quero que a humanidade entenda que são as nossas imperfeições que nos fazem únicos e quem somos. Nossos defeitos que nos tornam perfeitamente imperfeitos e não tem problema algum nisso! Totalmente indico! Recomendo até o último fio de cabelo, simplesmente desejo que se percam nesse novo mundo!  

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário