Garota Exemplar - Gillian Flynn

(Foto: Editora Intrínseca)

Toda história tem dois lados

Um clichê do tipo "este livro mostra a radiografia de um casamento" estaria muito, muito aquém de dar uma ideia fiel de "Garota Exemplar". Se eu tivesse que manter a terminologia médica, diria que "este livro mostra uma tomografia computadorizada, tridimensional e em cores, da destruição mútua de Nick e Amy, que cometeram o erro de terem se casado um com o outro".

Achei de uma elegância imensa a autora ter estruturado o livro alternando narradores, e sem linearidade temporal. Ela valorizou assim a inteligência do leitor ao permitir-lhe, a ele próprio, construir a história partindo dos pontos de vista alternados de Amy (com as anotações do seu diário, a partir do momento em que conheceu Nick até que... spoiler) e de Nick (destilando sua vivência dos eventos a partir do desaparecimento da esposa até... spoiler).

O livro com suas 150 páginas iniciais, foram meio letárgicas e me fizeram cogitar desistir. Tendo sobrevivido a elas, vi a história se tornar algo bem mais amplo do que a simples narrativa do naufrágio de um casamento infeliz. A autora trata é dissecação de duas mentes perturbadas, transbordantes de ódio, marcadas por passados doentios, mas, sobretudo dependentes.


(Foto: Fox Film)

CUIDADO... O FILME CONTÉM SPOILER


Se tratando do filme (2014), distribuído pela Fox Film do Brasil, a protagonista é Rosamund Pike, simplesmente desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Ben Affleck em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã, ele tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com sua esposa.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário