Desejos – Alexandra Bullen

(Foto: Divulgação)

História mostra amadurecimento de uma jovem depois de uma grande perda

Olá leitores queridos do blog. Hoje trago para vocês a resenha do livro Desejos, da autora Alexandra Bullen. Esse livro contém elementos “comuns”, digamos assim, quando se trata de histórias para o público jovem, mas também tem seus encantos próprios.

O livro é centrado na história de Olívia, uma jovem que acabou de se mudar com os pais para a cidade de São Francisco, nos EUA. Ela é tímida, não tem muitos amigos e, definitivamente, não é popular na escola.

Como se não bastasse essa personalidade contida, Olívia tem um grande trauma: antes de se mudarem, Violet, sua irmã gêmea, morreu em um acidente no mar. Ambas eram completamente iguais na aparência, e totalmente diferentes na personalidade: Violet tinha toda a empolgação que faltava em Olívia e elas conseguiam se completar nesse sentido. Sem a irmã por perto, Olívia parece se afundar ainda mais em sua solidão.

(Foto: Galera Record)

Essa personalidade contida de Olívia é o que causa a minha maior crítica ao livro, que é a sua narrativa um pouco arrastada, principalmente no meio. A jovem tenta fazer novos amigos, se apaixona pelo encantador Soren, mas reluta, o tempo todo em tentar mudar, e se relacionar melhor. Claro, você não precisa mudar totalmente. Não há nada de errado em ser tímido. Mas, neste caso, Olívia tinha vontade de fazer as coisas e deixava o medo a impedir. Esse é o grande problema.

Um dia, quando está procurando uma costureira, Olívia encontra a Mariposa Missionária, uma pequena loja de consertos de roupas e uma costureira que lhe dá um vestido maravilhoso, que pode realizar qualquer desejo que Olívia queira, mesmo os mais impossíveis.

Ainda sem saber das propriedades mágicas da roupa, Olívia faz um pedido que muda sua realidade ali e a ajuda a ter mais amigos e se aproximar de seu amado. A maior parte da leitura realmente se passa na escola e conseguimos nos identificar com os problemas típicos dessa época: os julgamentos, os medos, as amizades, as inseguranças que permeiam a adolescência. Se você está nessa época da vida, vai se deliciar – e talvez aprender algumas coisas também – se não, pode achar a leitura um pouquinho chata, mas isso é mais pelos motivos que citei anteriormente.

Apesar disso, Alexandra Bullen acerta muito no que diz respeito ao modo de lidar com o luto. Olívia sofre do seu jeito e o trauma dos pais também é mostrado. Muitos casamentos ficam em ruínas com a perda de um filho e a autora mostra exatamente como isso pode ir acontecendo aos poucos.

Como digo sempre, não vou dar detalhes aqui sobre a trama por causa de spoilers, mas posso adiantar que Olívia comete muitos erros, acerta algumas coisas e, no final, aprende a ser uma pessoa melhor e a dar um adeus definitivo para a irmã.

(Foto: Galera Record)

Desejos termina ainda com um gancho bem interessante para Três Chances, o segundo livro da série que conta outra história dentro daquela realidade. Apesar de não ter aprovado tanto assim o livro, pretendo ler a continuação e trazer em breve para vocês aqui no blog.


Não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook e até a próxima ;)

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário