Os 13 Porquês - Jay Asher

Hannah Baker cometeu suicídio e deixou 7 fitas cassete endereçadas à 13 pessoas, cada lado das fitas revelando qual a parte delas ao fazê-la tomar essa decisão. Esse livro sempre mexeu muito comigo desde a primeira vez que o li e esses sentimentos sempre voltam cada vez que o leio, por isso é um dos meus favoritos. É um daqueles livros que te faz olhar as pessoas a sua volta de forma diferente, te faz repensar seus atos, te faz querer ajudar alguém. A vida de Hannah virou uma bagunça quando ela teve seu primeiro beijo e vários boatos infundados surgiram a partir daí. Como a própria Hannah diz, é o efeito bola de neve, uma coisa não teria acontecido sem a outra. "Tudo afeta tudo". 

No quesito literário, é um livro intrigante e instigante, que lemos muito rápido porque queremos saber todos os motivos de terem feito a vida de Hannah descer ladeira abaixo, o que realmente a fez se matar. Já li muitos comentários de pessoas dizendo o quanto esse livro salvou a vida delas, então, sim, esse é um livro para pessoas que estão sofrendo como a Hannah, e esse é um livro para as pessoas ao redor terem mais consciência dos seus atos e também prestarem atenção naquele colega que era super pra cima e de repente teve uma mudança brusca de comportamento. Essa mudança teve um motivo, e simplesmente ter alguém com quem se abrir sem receios faz uma diferença enorme.

Quanto mais nós e Clay vamos descobrindo sobre Hannah, mais desejamos que no final das contas tudo tenha sido um mal entendido e ela ainda está viva. Também conhecemos bastante sobre Clay, e ele me irritava em alguns momentos, mas de todos os personagens que conhecemos ao longo da trama, ele e o Tony definitivamente mereciam o título que tinham, o "garoto bonzinho", o garoto legal que nunca fez nada de errado. Temos dois paralelos, uma garota que não merecia a reputação que tinha, e um garoto que merecia a sua. A Hannah que não foi destruída pelos atos maldosos dos outros era uma garota incrível, que poderia facilmente ser minha amiga. A outra também, porque eu gostaria muito de poder ajudá-la. 

Esse é um daqueles livros que fica com você mesmo depois de terminar a leitura. Talvez, seja uma história que você levará para a vida. Para mim é daqueles livros que sempre que me lembro de alguma passagem eu já sinto meu coração apertado e uma vontade enorme de chorar, de novo vem aquele desejo que tudo tivesse acabado de forma diferente.

SÉRIE

A série tem várias diferenças em relação ao livro, mas todas elas funcionaram muito bem na trama, sem tirar a essência da história, apenas adicionando detalhes importantes. Cada episódio é dedicado a um lado das fitas, e isso possibilitou com que os personagens que não conhecíamos muito bem nos livros, além do que a Hannah dizia sobre eles nas fitas, fossem explorados.

Eu gostei muito de ver as reações de todos após terem ouvido as fitas da Hannah, apesar do "mistério" que eles estavam tentando acobertar. Muitas pessoas reclamaram do Clay da série escutar as fitas aos poucos, mas achei isso bem condizente com a personalidade que deram a ele na série. Você consegue ver claramente que ele tem ansiedade, é um garoto mais retraído e que estava ficando perturbado toda vez que ouvia uma das fitas.

Como o universo da série expandiu mais o elenco de personagens, queria destacar aqui a mãe da Hannah, que teve uma atuação maravilhosa da Kate Walsh durante a série inteira, e o papel bem maior do Tony durante a trama, e ele acabou sendo um dos meus personagens favoritos. A série tratou todos os temas abordados na história (bullying, assédio, machismo, estupro, suicídio) de forma bem crua e visceral, tanto que vocês já devem ter visto por toda parte (mesmo quem ainda não assistiu) que as cenas dos estupros e do suicídio foram mostradas na íntegra, com um aviso antes dos episódios começarem de que seria mostrado esse conteúdo.

O que tem gerado mais discussões por aí é a cena do suicídio, alguns dizendo que "glamourizaram" esse acontecimento, e outros que foi exatamente o oposto, e eu sou da segunda opinião. A cena inteira mostra o quanto aquilo é feio e doloroso, eu consegui me sentir no lugar da Hannah e foi horrível toda aquela sensação. Além de tudo, o momento em que a mãe dela a encontra foi uma das cenas mais desoladoras e desesperadoras que eu já vi. Então não, não acho que a série glamourizou ou romantizou o suicídio em momento algum.

Veja abaixo o teaser da 1ª temporada de 13 Reasons Why

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário