Antes de Dormir - S. J. Watson

Christine sofreu um grande trauma, e isso acabou tornando-a amnésica. Além de não conseguir fixar memórias recentes, há uma lacuna de vários anos, anteriores ao acidente, dos quais ela não consegue se lembrar. A cada dia ela precisa que Ben, seu marido, explique o que aconteceu com sua vida. No entanto, cansada de sua situação e sem que seu marido saiba, ela começa a ver um médico que a aconselha a escrever um diário. Todos as manhãs Christine lê o diário. Todas as noites ela escreve o que aconteceu naquele dia. Até que se depara com essas quatro palavras: "Não confie em Ben". Mas como não confiar na única pessoa que está ali por ela?

Christine está perto dos 50 anos, porém, pela falta de memória, e apesar do reflexo no espelho, ela se imagina no auge de seus 20 anos. Isso me incomodou um pouco, mas considerando que a personagem é amnésica, é um fato que pode-se relevar. De resto, ela é confusa, insegura, e tudo o mais que pode-se esperar, mais uma vez, de uma personagem com essa doença. Não vou dizer que não gostei, ela apenas não me conquistou.


Ben, marido de Christine, é um personagem criado para ser o suspeito. Desde o início ele parece esconder alguma coisa. E o fato de o texto na contra capa já revelar que ela não deve confiar nele, não contribui para que o desfecho do livro seja surpreendente. Dr. Nash foi o personagem de quem mais gostei (e isso não tem nada a ver com minha fixação por médicos, ok?). Ele estava lá para ajudar Christine a descobrir a verdade sobre o que lhe aconteceu. Sem mentiras e sem confusões, é o personagem mais concreto da trama.

O livro não é dos melhores, mas é extremamente envolvente, tanto que o li em duas noites e gostei muito. Não é perfeito, apenas isso. Acho que para um livro de estréia ele é ótimo. Os personagens pouco cativantes são perfeitamente "perdoáveis". Acredito que o maior problema mesmo, é que as coisas se resolveram muito rápido no fim, e o livro acaba meio "do nada", deixando o leitor curioso para uma continuação que não existe.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário