Crave a Marca - Veronica Roth

Antes de dar a minha opinião, um pequeno recado: vi muita gente criticando o livro por motivos que não fazem sentido pra mim (apontando racismo e etc.), então nem vou entrar nesse assunto porque não vi nada disso no livro e acho que essas pessoas estão querendo procurar coisas para reclamar.

Agora, quanto à trama, eu gostei bastante do livro! Vou assumir que estava um pouco cautelosa, porque li muitas críticas e o livro realmente começa bem confuso e até meio monótono. Mas se você tiver um pouquinho de paciência, para que a autora possa introduzir todo esse universo que ela criou, a trama vai ficando cada vez melhor até terminar em um turbilhão de emoções e cenas incríveis.

O livro se passa em uma galáxia fictícia, e seus habitantes tem certas habilidades especiais, porém logo tudo isso se torna natural na trama. Você pode esperar muitas reviravoltas, política complexa e intrigante, rebeliões inspiradoras e, é claro, o melhor tipo de romance lento. O ritmo vai e volta, sendo mais agitado em certos trechos e calmo em outros, mas tudo planejado para fazer o leitor se envolver com os personagens.

Akos tem uma transformação palpável do início ao fim do livro, indo de um garoto medroso a um homem completo, que sempre precisa fazer o que é o certo e tentar proteger àqueles que ama. Ele foi um bom personagem, porém não chegou aos pés de Cyra. Cyra é difícil de descrever. A garota é simplesmente incrível, possuindo uma força emocional e perspicácia que fizeram com que eu me apaixonasse por ela. A protagonista tinha aquela qualidade rara de sempre chamar a atenção, mesmo que não estivesse fazendo nada de especial, e criar momentos únicos.

Gostei da maneira como a autora deu bastante espaço para as famílias dos personagens. Cada um possuía um dom e um futuro certo, e foi interessante observar como eles aceitavam ou tentavam lutar contra isso com todas as forças. Ainda, alguns personagens que pareciam sem importância no início foram se revelando e tendo papéis surpreendentes conforme a trama avançava.
Não é um livro perfeito e é necessário ajustar as expectativas, porém foi um ótimo início e eu adorei esse mundo novo criado pela autora e a jornada de Cyra e Akos tentando desafiar seus destinos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário