A Casa de Vidro - Anna Fagundes Martino


Flores não crescem do nada - ou crescem? Para Eleanor, era o mistério que não conseguia responder: qual era o truque daquele jardineiro contratado para cuidar da estufa em sua casa e que transformara o lugar em uma floresta imaginária. Sebastian, o tal estranho, parece um homem como qualquer outro - exceto pelas perguntas desconcertantes que faz, ou pelo fato de que as plantas obedecem seus comandos de maneira muito intrigante.

A história conta as perspectivas de Eleanor, Ainda jovem, adulta e em sua velhice e a relação dela com uma estufa para flores feita em aço e vidro e com o jardineiro que chega para trabalhar na casa.

Esse jardineiro é uma pessoa deslocada, de hábitos estranhos, ingênuos ou abobados dependendo de quem olha, mas, o que mais intriga, é a capacidade dele de fazer o jardim florescer de forma além do natural, praticamente mágica...

A história flerta o sobrenatural e não deixa muito claro como ocorre a relação entre eles. Mas não precisa. Isso porque o forte do livro é a experiência da leitura, que aguça os sentidos com imagens, sons e perfumes diversos. O cenário é composto apenas por um casarão e uma estufa, mas não sentimos falta de mais nada.



(Foto: Editora Dame Blanche)

A casa de vidro é um livro curto. Tem 78 páginas e pode ser classificado como uma noveleta. Por ser uma história curta, pouco maior que um conto, é claro que não há espaço para maior profundidade, seja de acontecimentos, seja de personagens, mas não senti falta de conhecê-los melhor. Acredito que a autora colocou tudo o que era necessário.


A Casa de Vidro tem tudo para ser uma boa história, é bem escrita, possui situações-problema que rendem muito em termos de enredo, os personagens são misteriosos, há romance proibido e uma alternância entre passado e futuro que, particularmente, acho fascinante.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário