Resistência - Affinity Konar

De início, é bom adiantar que essa não é uma leitura fácil - a história é extremamente pesada, de uma forma que chega a deixar a leitura angustiante. No entanto, é importante esclarecer que esse não é um defeito do livro.

Livros sobre a segunda guerra não foram feitos para nos deixar mais felizes - essa foi uma época desumana em diversos aspectos, e romantizar isso seria uma forma de desrespeito com as vítimas. Porém, não lembro de nenhum outro livro que tenha me deixado tão sufocada.  Todo mundo tem algumas informações perdidas sobre o que acontecia com as pessoas "incomuns" nos chamados zoológicos, mas ler isso sob o ponto de vista de crianças... É destrutivo.

Stasha e Pearl me despertaram dois sentimentos bem distintos. 1º admiração imensa pela relação de uma com a outra - fantasiosa ou não, a ligação entre as duas é mágica. Porém, para cada vez que a relação das duas me fazia sorrir, meu coração era esmagado pelo menos três vezes pelas crueldades praticadas contra elas. Senti falta de conhecer mais detalhes sobre a vida e o desfecho de alguns personagens, como Peter e a Dra. Miri, mas entendo que esse não era o foco real da história.

A forma com que a crueldade é retratada nessas páginas é destrutiva e dá uma sensação terrível de impotência por sabermos que não temos como mudar aquilo que aconteceu. É uma leitura mais do que recomendada, mas já adianto: precisa ter estômago. 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário