O Mistério dos Cavalos Alados - Megan Shepherd

Você conhece aquela frase "não sei falar, só sei sentir"? Pois bem, esse livro foi totalmente diferente do que eu esperava. Eu pensei que seria um livro engraçadinho e leve, já que se trata de algo com um ar infanto juvenil. Entretanto, é um livro extremamente profundo e até um pouquinho sombrio, o que não quer dizer que não pode ser lido por crianças.

Emmaline, nossa protagonista, vive em um hospital com várias outras crianças. Aos pouquinhos, por detalhes aqui e ali como aviões e bombardeios que vão sendo mencionados, você compreende que tudo se passa na Segunda Guerra Mundial. Além disso, Emmaline e as outras crianças tem "águas paradas", a versão da garota de tuberculose. O mais legal, porém, é que isso tudo é contado do ponto de vista de uma criança, então não é nada tão triste que vai te fazer molhar as páginas com suas lágrimas.

Emmaline é a única que consegue ver os cavalos alados que moram dentro dos espelhos, até que um dos cavalos aparece no jardim e a protagonista é a única corajosa o suficiente para escalar o muro e cuidar da nova amiga. É encantador ver como a garota lida com as coisas e sim, infelizmente às vezes é de cortar o coração, mas adorei a leitura.

Emmaline é uma menina muito inteligente. Ela consegue encontrar esconderijos e passagens especiais para se locomover escondida e, por causa disso, acaba indo a vários locais onde os outros não vão, como o jardim. Além disso, a protagonista é uma criança curiosa, destemida e muito criativa, tanto que ela adora desenhar.

Como a autora utiliza essa visão infantil para mostrar diversos fatos importantes na trama, às vezes é preciso estar atento ao significado por traz das palavras da garotinha, porém ela é uma protagonista formidável.

As outras crianças de Briar Hill não me pareciam particularmente cativantes para ser honesta, gostei mais dos adultos. Ainda assim, todos os personagens receberam um espacinho, até as crianças chatinhas, e gostei de como a autora não tentou "embelezar" os personagens com históricos maravilhosos ou características peculiares. São pessoas tentando sobreviver e, mais que isso, viver.


Eu adorei o ar de fantasia que traz um toque de realidade oculta, especialmente do ponto de vista de uma criança. É uma leitura rápida e leve, e um livro que pode sim ser lido pelos mais jovens, porém acredito que os adultos vão aproveitá-lo ainda mais.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário