Fraude Legítima - E. Lockhart

Serei honesta com vocês, esse livro trata de um suspense young adult. A narrativa meio que começa pelo fim, e vai voltando poucas semanas ou meses a cada novo capítulo. Eu achei bem confuso até mais ou menos metade do livro, mas provavelmente porque nunca tinha lido algo nesse formato. Definitivamente é interessante e original, cada novo capítulo vai te dando pequenas pistas de quem realmente são Jule e Imogen, as principais personagens, e do que aconteceu com elas.

A trama demonstra, em certos trechos, o estilo young adult com toda a certeza. As personagens são bem jovens e ainda tem um pouco daquele ar de festas, romances e etc. Ao mesmo tempo, conforme me aproximava do fim do livro, eu me sentia como se estivesse lendo um suspense adulto, da mesma qualidade.

Jule é um completo mistério. Cada vez que eu pensava que a protagonista era uma coisa, ela ia lá e provava que não era bem assim. Levou um bom tempo, admito, para entender todas as nuances da personalidade da garota, mas adorei que não era mais uma adolescente clichê. E, em tempos em que o estilo young adult já é tão popular que fica difícil criar algo novo, eu adorei a personalidade diferente da personagem. Porém, já aviso que ela não é uma daquelas pessoas carismáticas que te conquista na primeira folha.

O foco do livro, depois de Jule, é Imogen. A melhor amiga de Jule, que cometeu suicídio ao pular de uma ponte. Imogen era o centro das atenções, com direito a beleza, dinheiro, amigos e tudo o mais. Apesar de não ser de fato uma personagem viva, Imogen é o motivo do suspense da trama e está presente em todos os capítulos - e em quase todos os pensamentos de Jule. Excluindo-se as duas garotas, os personagens não tem muito espaço, limitando-se a seus papeis na trama, razão pela qual por vezes fica um pouquinho cansativo estar na cabeça da protagonista o tempo todo.

Para mim, este livro teve seus altos e baixos, sendo que os altos são a originalidade e o suspense, enquanto o baixo foi a forma como a trama é contada, de trás para frente, o que me deixou confusa e até meio irritada. Porém, acredito que para os fãs de suspense o livro é um prato cheio, assim como para qualquer um que esteja cansado dos clichês clássicos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário