Coraline - Neil Gaiman


O livro se foca na vida cotidiana de Coraline ao tentar se adaptar a mudança para uma nova cidade e consequentemente uma nova casa - uma pensão e seus estranhos moradores. Depois de alguns dias, ela se depara com um a porta para outro mundo, muito semelhante ao seu, porém muito mais divertido e interessante. A premissa geral de Coraline me fez lembrar muito de Alice no País das Maravilhas, mas com elementos mais macabros.

Coraline é uma garota pré-adolescente comum até certo ponto - corajosa, determinada, um pouco excêntrica, no íntimo se mostra muito carente e suas vontades durante a trama são na verdade muito simples. Ela acaba se envolvendo  com o "outro mundo" por puro tédio, amadurece rápido e usa muito bem seu maior trunfo, esperteza. Apesar de comum, ela me foi uma personagem cativante, o livro é curto e não há um motivo especial para gostar dela, mas ela simplesmente me marcou.

Meu personagem preferido talvez seja o único que não precisava de grandes detalhes, suas aparições foram perfeitas e não melhores por serem poucas, ele aparentemente não tinha nome, então vou chamá-lo pelo que ele é, um gato.  Temos personagens interessantes, como os moradores da casa - o Palácio Cor de Rosa é dividido em três "moradias", as senhoras Spinx e Forcible moram no porão, são artistas aposentadas em idade avançada e de discernimento precário. No sotão vive o Sr Bobinsky - recluso adorador de queijos e treinador de camundongos consegue ser mais estranho que as criaturas do "outro mundo".

Os pais de Coraline, e a "Outra mãe" são descritos em duas linhas, uma pena, principalmente no caso dessa última, que tinha um enorme potencial não explorado - e era, diga-se de passagem, muito assustadora.

A história é muito boa, criativa, um pouco bizarra, se você pensar bem, deliciosa de se ler, mesmo que um pouco infantil. De qualquer foram como um livro infanto-juvenil, ele é muito bom, e um dos meus preferidos no nicho em que se encaixa, tanto quanto ao tema, quanto a  faixa-etária prevista para ele.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário