Um Passeio no Jardim da Vingança - Daniel Nonohay

 (Foto: Daniel Nonohay)

Um Passeio No Jardim da Vingança, do autor Daniel Nonohay, é um livro futurista, com muito suspense e ação. Mas nada é o que parece, prepare-se para se surpreender a cada capitulo.

Neste cenário futurístico, as pessoas usam implantes para aumentar a capacidade de armazenamento da memória, vasculhar redes de internet ou criar realidades alternativas. Elas se tornam, de certa forma, uma espécie meio humana, meio robô, fazendo uso da tecnologia para ter um melhor desempenho no trabalho ou aproveitar melhor as horas de lazer. 

As grandes cidades convivem com a divisão entre as “zonas vigiadas” e suas periferias. O uso de drogas e medicamentos é disseminado, sendo controlado por laboratórios. Implantes cibernéticos são uma realidade, aumentando capacidades e aptidões, como a de memória, para aqueles que conseguem arcar com os custos. Religiões e grupos terroristas alimentam-se do descontentamento e das diferenças sociais.

Vamos acompanhar a história de Ramiro, um advogado de meia-idade, drogado, rico e sem objetivos, que tenta dar algum sentido a sua vida, após quase ser morto. Em meio à luta para retomar o controle do seu Escritório, que havia abandonado aos sócios, descobre um segredo que poderá destruir a todos os que o rodeiam e coloca a sua vida em risco. Um passeio no jardim da vingança é um caleidoscópio de anti-heróis em um mundo onde a tecnologia aumentou dramaticamente as nossas potencialidades, mas não nos tornou livres da própria natureza humana. 


A obra na verdade é dividida em dois livros em um só. Foi a primeira vez que vi algo parecido. No primeiro livro, dividido em duas partes, vemos a visão de Ramiro em primeira pessoa sobre a sua fuga da morte e em alguns capítulos conhecemos a visão de outros personagens, inclusive dos próprios criminosos. O segundo livro, também dividido em duas partes, voltamos um pouco no tempo, antes do inicio da trama relatada no primeiro.


(Foto: Editora Novo Século)

Pode parecer um pouco confuso, mas o autor conseguiu ligar cada ponto mostrado na trama, e ao invés de só um final surpreendente, temos dois. E claro, um epilogo que fecha tudo com chave de ouro. Em meio a tudo isso, além de criminosos comuns, conhecemos a "Igreja" que usando da palavra do Senhor, comete terríveis crimes e está diretamente envolvida em vários acontecimentos da narrativa. 

Daniel conseguiu criar uma obra cheia de reviravoltas, momentos tensos e finais que surpreendem qualquer leitor. Neste enredo nada é previsível, nada é esperado. Então não pense que você vai descobrir como o autor conduzirá todas as descobertas, e como cada personagem irá terminar, pois você está muito enganado (a). 

O livro é completo de adrenalina, surpresas, suspenses e mistérios, formado pela linguagem formal e informal. Você sente aquela vontade de entrar no livro e impedir, ou até mesmo defender o personagem em alguns momentos, a história é muito boa e te prende muito.


A escrita do Daniel é muito boa e envolvente, o livro envolve religião, leis, ambição, grupos criminosos, perseguições, romances despretensioso, sexo, traições, implantes cibernéticos e conta o que temos hoje só que mais evoluído em tudo da tecnologia até a maldade do ser humano, realmente é um livro de tirar o fôlego.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

0 comentários:

Postar um comentário